O “corpo perfeito” da Victoria’s Secret irrita mulheres



Fonte: Público

Modelos altas e magras vestem os novos sutiãs da marca, da linha Body (“corpo”, em português), na nova campanha publicitária da Victoria’s Secret. Uma publicidade como as outras, não fosse o slogan que acompanha a fotografia das dez modelos: “The Perfect Body” (“o corpo perfeito”), um trocadilho com o nome da nova linha de roupa interior. A frase aparece por cima do corpo das modelos, sugerindo que as manequins possuem o corpo perfeito, e só na legenda se percebe que é uma referência a cada um dos sutiãs que envergam.

Nas redes sociais, as reacções foram imediatas e já há uma petição contra a marca norte-americana, com mais de 16 mil assinaturas, que exige um pedido de desculpas pelo anúncio “irresponsável” e a alteração da campanha. “Queremos que a Victoria’s Secret assuma a responsabilidade pela mensagem destruidora, doentia e pouco saudável que o slogan 'The Perfect Body' transmite à sociedade sobre o corpo da mulher e a forma como ele é julgado”, lê-se na petição online endereçada à marca
A marca de lingerie Dear Kate,"feita de mulheres para mulheres", criticou no seu site a ditadura da imagem e a definição de beleza criada por uma sociedade homogénea. Sobre a campanha, escreveram: "Quem criou o anúncio provavelmente não pensou duas vezes na mensagem que estavam a enviar. Para nós, isso é marketing irresponsável".
No Twitter, milhares de pessoas, na sua maioria mulheres, escreveram mensagens a criticar a campanha. “Não percebo por que é que a Victoria’s Secret quer que as pessoas pensem que o corpo perfeito é quando as costelas estão à vista e o corpo não é mais do que pele e osso”, escreveu uma utilizadora. Outra acrescentou: “Estamos no século XXI e ainda temos de dizer às grandes empresas para pararem com os padrões de beleza irreais que envergonham as raparigas”.
Foi também criada a hashtag #iamperfect (“eu sou perfeita”) como forma de protesto, que incentiva todas as mulheres a irem a uma loja da marca e tirarem uma foto ao lado dos outdoors da campanha.
Em resposta, a Dove, marca de beleza, publicou na sua página oficial do Twitter uma entrada com o título “Real Beauty” (“beleza real”) acompanhada de uma imagem de seis modelos com curvas (uma alusão à campanha que lançaram em 2004). Na legenda escreveram: “Hoje celebramos o verdadeiro corpo perfeito e todas as mulheres que dizem ‘eu sou perfeita como sou’”.
A Victoria’s Secret não respondeu às reprovações e ainda não retirou a campanha do site. Entre os “anjos” que fazem parte da campanha está a modelo portuguesa Sara Sampaio, que depois das críticas feitas à actriz Jessica Athayde (após o desfile em biquíni na última edição da ModaLisboa) defendeu-a e revelou já ter sido alvo de críticas. “Já perdi a conta às vezes que me mandaram ir comer um hambúrguer, que me chamaram anoréctica, esqueleto”, admitiu, confessando que isso “magoa”. “Deixem de criticar os corpos umas das outras”, apelou.

Na minha opinião, mais uma vez, as criticas dos corpos das mulheres, são bullying puro e duro!
Cada mulher tem o seu corpo e deve ser feliz com ele, trabalhando acima de tudo a sua auto-estima e saúde.

E vocês? Qual a vossa opinião?

Kiss Kiss *-*



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CONVERSATION

1 comentários:

  1. Muito bem escrito! Cada uma deve ser sentir-se bem com aquilo que é.
    Beijinhos*

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